Um guarda-roupa é uma despesa: a maioria das roupas se desgasta com o tempo e é substituída por necessidade. Uma jaqueta de couro masculina requintada é uma exceção a esta regra, um investimento para durar a vida toda e além – é uma peça marcante que você transmitirá aos seus filhos ou até mesmo aos netos.
A jaqueta de motocross, ou piloto, é uma versão mais estreita e ostensivamente mais aerodinâmica do “piloto”. Geralmente ostenta um zíper frontal simétrico, gola de pressão, bolsos com zíper e detalhes de design mínimos. A jaqueta moto possui um corte mais justo que sua irmã popular; simplificada e simples, é sem dúvida a mais versátil das jaquetas de couro.
O pecuarista é uma jaqueta de couro que vai até a coxa feita para andar a cavalo; muitas vezes alarga-se ligeiramente a partir da cintura, um detalhe que trai as suas intenções equestres.
As variantes são o cansaço de couro, o casaco de campo e o blazer. Exatamente como seu primo em tecido, o cansaço é solto, com gola macia e grandes bolsos com aba, às vezes apertados na cintura, ocasionalmente com cinto. Muitas jaquetas possuem alguns ou todos esses detalhes, cada um desafiando uma verdadeira categoria de estilo.
Qual é o melhor tipo de couro para uma jaqueta?
Se couro de boi ou de vaca aparecer em sua mente quando você pensa em uma jaqueta de couro, você acertou em cheio: esse tipo de couro é a pele de um novilho ou vaca adulto, frequentemente usado para fazer jaquetas. É resistente e durável, mas leva muito tempo para quebrar e, por isso, geralmente é reservado para agasalhos mais práticos.
A pele de veado é mais leve, tradicionalmente amarela ou laranja e mais adequada para uso em jaquetas para clima quente; não resiste a danos como os couros mais grossos, mas é durável, no entanto, e se estende bem.
Cabra ainda é mais leve que a pele de veado, desgasta-se bem com o tempo e tem uma aparência distinta de seixos.
A pele de cordeiro é o couro mais macio, sedoso e luxuoso, mas não é tão durável quanto os outros. Ainda é cada vez mais popular para uso em jaquetas de couro justamente por sua maciez. Mas como as películas cruas são menores, é preciso mais delas para fazer uma única jaqueta; seu preço reflete isso e o prêmio de suavidade.
O couro de bezerro é um bom compromisso entre o couro bovino e o couro de cordeiro porque possui a maciez do primeiro, mas a durabilidade do segundo.
Como escolher uma jaqueta de couro
Primeiro escolha um estilo. O bombardeiro é feito para ser aconchegante e prático, então se é isso que você procura, é uma excelente escolha. Uma jaqueta com detalhes inspirados em moto é mais ajustada e, como tal, menos acomoda as camadas usadas por baixo. Se você quiser comprimento, opte por uma jaqueta estilo fadiga. E embora você possa encontrar algo mais longo – um espanador, por exemplo – suas opções de uso serão bastante limitadas por este casaco de couro muito estilizado.
Pense também no tipo de couro que você precisa: escolha pele de bezerro, pele de cabra ou pele de cordeiro se quiser uma jaqueta macia e leve. Mas, em geral, quanto mais leve a pele, mais propensa ela fica a rasgar: não escolha pele de cordeiro se você planeja rasgar a estrada com ela em sua bicicleta.