Cintos grandes e inúteis estão de volta

Em uma recente ida ao shopping, entrei no Free People e fui instantaneamente catapultado de volta aos meus tempos de colégio, graças a um acessório em particular: o cinto grande e grosso. Eu já tinha experimentado meu guarda-roupa adolescente graças ao gosto atual de Aritzia pela maxi saia branca transparente, mas o cinto country feminino de inspiração vintage foi o prego no proverbial caixão da minha juventude.

Quando digo cinto grande, não estou falando dos cintos grossos do final dos anos 2000 e início dos anos 2010, onde você prendia um cinto elástico gigante preto ou branco sobre sua túnica de mangas compridas e jeans skinny para realçar ainda mais sua cintura. quando não fazia sentido – embora com a rapidez com que as tendências estão mudando, isso não está longe. Não, estamos falando de cintos ocidentais de cintura baixa, normalmente feitos de círculos gigantes de couro que enrolamos nas saias da pradaria mencionadas acima para um visual falso de garota legal de Sienna Miller que era claramente ideal para as aulas de saúde do quarto período.

Modelo vestindo roupa rosa e cinto branco
GIMAGUAS
Ver o cinto mencionado na janela do Free People me fez finalmente sentir pena de minha mãe, que estremeceu quando meus amigos e eu queríamos calças boca de sino e vestidos com estampa floral dos anos 70 em meados dos anos 90. Com o ressurgimento do grande cinturão, as tendências polarizadoras da minha juventude estão oficialmente, oficialmente de volta – e não tenho certeza de como me sentir a respeito. Vou descompactar isso e a tendência em si.

A tendência
Não deveria ser nenhuma surpresa que o grande cinturão esteja fazendo seu retorno triunfante, visto que todas as coisas do Y2K estão de volta em grande estilo (até mesmo os chapéus de caminhoneiro Von Dutch). Quando eu era adolescente, o cinto inútil era um dos pilares do TRL; todos, de Beyoncé a Hilary Duff e Shakira, usaram uma versão. Nós os combinamos com tops, saias amplas, calças cargo (e salto alto, é claro), jeans super baixos e calças gaúchas.

O cinto, que tem suas raízes nos cintos concho usados pelos nativos americanos em 1800, também ecoou tendências semelhantes dos anos 60, 70 e 80, mas a evolução dos anos 2000 em toda a sua glória ousada e deslumbrante foi o acessório perfeito para a atitude “vale tudo” da década em que um vestido sobre jeans estava no auge da moda. É alto: “Aqui estou!” POV se encaixou perfeitamente no início dos reality shows e nos tapetes vermelhos, sem mencionar os primeiros dias dos festivais de música chiques.

Beyoncé Knowles durante Beyoncé Knowles visita o “TRL” da MTV – 16 de julho de 2003
JAMES DEVANEY/WIREIMAGE/GETTY
Como não conseguia tirar o grande cinturão da cabeça, perguntei aos meus seguidores do Instagram quais eram suas lembranças dessa tendência. “Eu não quero falar sobre isso!” respondeu um. “Às vezes eu usava dois cintos pendurados nos quadris”, escreveu outro. “Eu literalmente usei aquela monstruosidade com calça boca de sino, um moletom com capuz e uma regata super longa”, relembrou outro. Claramente, essa coisa causou um impacto.

Havia diversas variações da tendência do grande cinturão na época; você pode arrasar com o estilo “link” ou “disco” de couro para uma declaração real, a versão de metal e corrente, ou o estilo de couro tecido um pouco mais suave com uma fivela ousada, de preferência em um tom metálico de ouro ou bronze. Se você fosse punk-lite como Avril Lavigne, talvez sua versão fosse mais Hot Topic do que Hippie. O denominador comum, não importa o seu estilo, era que ele era usado baixo e sobre as presilhas do cinto, sem servir a nenhum propósito. Independentemente da vibração, o cinto grande foi o acessório de referência por um tempo e funcionou tão bem com Converse quanto com botas de cowboy ou sapatos de salto agulha Manolo Blahnik finos.

Os 20 melhores cintos de couro para transformar completamente sua roupa

Onde você já viu
Como todas as tendências polarizadoras de 20 anos atrás, o cinturão inútil encontrou novos fãs no TikTok e está de volta à nossa consciência coletiva bem a tempo para o verão. Alguns dos cintos em questão são achados econômicos de pessoas como eu, que usaram a tendência pela primeira vez e estavam definitivamente prontos para abandoná-la, enquanto outros compraram a versão 2023 da Amazon e de outros varejistas inovadores.

Embora os estilos inspirados no início dos anos 2000, como moeda, western e até mesmo cintos de concha, sejam tendência em vestidos e jeans, alguns designers e TikTokers estão indo ainda mais longe, adicionando cintos e fivelas inúteis a minissaias e tops de sutiã, às vezes até substituindo o topo completamente. Miu Miu, por exemplo, enviou modelos pela passarela com cintos de couro segurando seus tops desconstruídos, e a cantora Rina Sawayama apareceu em uma capa recente da Nylon vestindo uma roupa feita exclusivamente de vários cintos. A marca de moda praia feminina Gimaguas até defendeu a colocação de cintos grandes e cravejados sobre biquínis e shorts pequeninos.

Como usar
Os TikTokers estão usando o cinto assim como usávamos nos anos 2000: com uma saia de cintura baixa e uma camiseta baby ou top tubinho. Se não estiver quebrado, certo? Para modernizar um pouco o visual, troque a saia pradaria por um tubo justo, saia deslizante de cetim ou jeans estilo midi. O cinto também é uma camada divertida sobre um mini ou micro-short pequenininho, um visual que ficaria em casa no TRL.

Para uma interpretação um pouco menos literal do Y2K, considere enrolar o cinto sobre um vestido justo ou uma camiseta justa com ombros largos. Se você não quer parecer que está usando uma fantasia rejeitada do set de Como perder um cara em 10 dias ou So Little Time de Mary-Kate e Ashley Olsen, pule quaisquer acessórios super modernos do Y2K, como bolsas baguetes, chapéus de caminhoneiro ou óculos de sol em favor de versões mais clássicas.

Embora eu não siga a regra “Se você usou na primeira vez, não pode usar na segunda”, o cinto de disco não é uma tendência à qual me vejo voltando ainda. Talvez na próxima vez!

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply